Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade - Angra do Heroísmo

Novos Media

O século XXI no mundo ocidental é marcado pela globalização trazida pelas tecnologias de Informação e Comunicação e como tal, urge dotar os jovens deste século com competências adequadas. Vive-se uma realidade centrada no acesso à internet, à vida nas redes sociais, à utilização de smartphones e de tablets o que implica uma escola atualizada em termos tecnológicos.

Paralelamente, o país vive uma crise económica e financeira que se reflete não só na dificuldade orçamental da escola mas, acima de tudo, nas dificuldades sentidas pelas famílias dos nossos alunos que se começam a refletir no aproveitamento dos mesmos. Assim, sendo a escola uma espaço democrático e heterogéneo, preocupada com o desenvolvimento social e cognitivo dos seus alunos, propõem-se desenvolver o projeto intitulado Educação para os Novos Media, centrando-se no desenvolvimento da literacia nos media e digital.

Este projeto pretende dar resposta às recomendações internacionais e nacionais (e.g., Conselho Nacional de Educação Recomendação n.º 6/201, Recomendação sobre Educação para a Literacia Mediática, Carta Europeia para uma Literacia nos media, União Europeia; Agenda de Paris, Unesco) sobre o desenvolvimento de competências de literacia nos media e digital e promover o desenvolvimento das que são chamadas as competências do século XXI (e.g., Competências de Informação e Comunicação, Competências de Literacia para a Informação e para os media, Competências de Comunicação, Competências de Raciocínio e Resolução de Problemas, Raciocínio Crítico e Pensamento Sistémico, Identificação, Formulação e Resolução de Problemas, Criatividade e Curiosidade Intelectual, Competências Interpessoais e de Auto direcionamento, Competências Interpessoais e de Colaboração, Responsabilização e Adaptabilidade e Responsabilidade Social).

Para a concretização do acima exposto, pensou-se num projeto que terá diferentes níveis de ação mas que no seu conjunto permitem o desenvolvimento de tais competências e promover uma escola pública atual e inovadora. O aqui proposto é projeto transversal e tem os seguintes de eixos de ação:

  • A - Comunicação e Informação Escola-Comunidade
  • B - Envolvimento e participação: docentes e alunos; infraestrutura
  • C - Desenvolvimento de competências

Estes eixos de ação desenvolvem-se nas seguintes atividades

  • 1 - Dinamização da Página da Internet ESJEA
  • 2 - Dinamização do Perfil da ESJEA no Facebook
  • 3 - Soluções tecnológicas para a ESJEA
  • 4 - TV da ESJEA online
  • 5 - Jornal ESJEA online
  • 6 - Adesão a projetos educacionais com foco na literacia nos media e digital

O plano de ação que se propõem não é fechado nem tão pouco limitativo de outras ações que se possam realizar na escola. As ações propostas não devem ser vistas como ações isoladas, mas sim, como complementares não fazendo sentido desenvolver um eixo de ação sem desenvolver os outros.

A equipa deste projeto:

  • Tânia Fonseca
  • Francisco Marques
  • Pedro Silva
  • Luís Oliveira
  • Telma Veríssimo
  • Sandra Eugénio
  • Clarina Rodrigues
  • Cláudio Henriques
  • Andreia Melo
  • Carlos Severino
  • Germana Eiriz
  • Raquel Rodrigues
  • Sandra Castro
  • Emanuel Carvalho
  • Jorge Silva

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