Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade - Angra do Heroísmo

Empresários pela Inclusão Social (E.P.I.S.)

Programa de mediadores para o sucesso educativo

A Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade (E.S.J.E.A.), Angra do Heroísmo, é uma das escolas da região autónoma dos Açores (R.A.A.) onde está a ser implementado o programa de mediadores para o sucesso educativo, promovido pela Direção Regional da Educação (DRE) e pela Associação dos Empresários pela Inclusão Social (E.P.I.S.).

Na R.A.A. a metodologia de intervenção aplica-se a turmas de 3º ciclo. Por conseguinte, neste primeiro ano (2014/2015) a implementação deste programa, que tem a duração de três anos letivos, dirige-se aos alunos que frequentam o 7º e 8º ano de escolaridade, com intuito de contribuir para que os alunos selecionados concluam com sucesso o 3º ciclo.

O principal objetivo deste programa é desenvolver nos alunos competências não cognitivas, que lhes permitam, por exemplo, enfrentar e modificar crenças em relação às suas capacidades/ potencialidades, aos professores e à escola; gerir a sua ansiedade perante os elementos de avaliação sumativa; gerir e organizar os seus métodos e hábitos de estudo; enfrentar dificuldades geradas pela mudança de ciclo e de escola; entre outras. Neste contexto pretende-se intervir com os alunos em colaboração com os diretores de turma e outros professores, com a família, entre outros agentes da comunidade educativa, contribuindo desta maneira para que os resultados escolares dos alunos abrangidos pelo programa melhorem e consequentemente para que haja um maior número de bons alunos no nosso país.

Assim, tendo em conta o público-alvo, todos os aprendentes que tenham autorização por parte dos respetivos encarregados de educação conversarão com a mediadora da escola (screening), durante este 1º período letivo, para que esta os conheça melhor e recolha informações que contribuirão para a criação de uma base de dados numa plataforma informática. Da análise e cruzamento de toda a informação recolhida determinar-se-á o grau de risco de insucesso de cada aluno.

Os resultados desta avaliação do risco de insucesso de cada aluno/a irão permitir selecionar os alunos com quem a mediadora irá intervir (as experiências de aprendizagem poderão ser dinamizadas individualmente ou em pequenos grupos).

Todas as metodologias utilizadas são pensadas e construídas com o apoio de professores universitários nas áreas da educação, psicologia e serviço social.

Para além do exposto acrescenta-se que o contributo de todos os alunos do 7º e 8º ano de escolaridade, que se concretiza através da conversa com a mediadora, é muito importante, pois, conhecendo os pensamentos e opiniões destes aprendentes em áreas tão diversas quanto a escola que frequentam, a violência, a nutrição, entre outras, é possível detetar/ enfrentar atempadamente eventuais problemas, tornando-se possível dinamizar ações que os minimizem.

Documentos

Outras Informações

As conversas entre cada aluno/a e a mediadora (para realização de screening), que estão a decorrer durante o 1º período letivo no “gabinete do mediador” da E.S.J.E.A., já estão agendadas e neste momento (outubro de 2014), cada diretor/a de turma tem na sua posse o cronograma da respetiva direção de turma.

Todas as questões a abordar na conversa supracitada poderão ser consultadas pelos/as respetivos/as encarregados/as de educação junto do/a diretor/a de turma ou da mediadora da escola.

Mediadora para o sucesso educativo da E.S.J.E.A.: Sandra Cristina da Conceição Eugénio (docente do grupo 520).

Localização do gabinete do mediador: 1º piso (ao lado da sala 101).

Para saber mais consultar: www.epis.pt/

Contactos

E-mail: sandra.esjea.epis@gmail.com
Telefone da E.S.J.E.A.: 295 401 230

 

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